As Plantas
O trabalho com o tema “As Plantas”, que se
propôs aqui, nasceu da necessidade de trabalhar um conteúdo da grade curricular
integrado com a vivência dos alunos e seus familiares e em diversos projetos, e
também porque as plantas são importantes para o homem e o animal, despertando nos educando e na comunidade escolar um fato que faz parte do cotidiano que é o uso das diversas tecnologias na processo de aprendizagem.
Literatura Infantil- Iniciar o projeto em sala de aula, com a leitura do livro de história: A semente e o Fruto. Interpretação de Texto, realizada no caderno, com produção escrita.
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Entendendo o Texto:
a)
Sob a terra, quem acordou querendo água?
b)
Depois que a sementinha inchou o que
apareceu?
c)
O que saiu da terra esfregando os olhinhos?
d)
O que o brotinho virou com a ajuda do sol e
da chuva?
e)
O que acontecia com a planta através do
caule?
f)
Após as flores caírem, o que nasceu em seu
lugar?
Capa do Livro: A Semente e o Fruto.
Aluno contando a história para os colegas.
Alunos prestando atenção na leitura do livro.
Aluno fazendo atividade de interpretação no caderno.
Atividade de desenho sobre a história.
Partes das Plantas: verificar as partes de uma planta através da observação em uma planta retirada com cuidado da terra. A partir da observação, mostrar e nomear as partes da planta destacando cada uma de suas funções. Fazer comparação com uma árvore, verificando se elas possuem as mesmas partes da planta. Em sala de aula, através de gravura, observar as partes de uma planta completa, registrar em caderno o conteúdo e realizar atividades sobre o assunto. Assistir no multimídia, no espaço do Laboratório um vídeo simples do youtube sobre as partes das plantas. Após a apresentação dos vídeos é importante organizar momento de diálogo, com questões simples.
Observando e nomeando partes das plantas.
Alunos nomeando partes das plantas.
Atividade no caderno sobre as partes da planta.
Produção de texto coletivo: Produção sobre o crescimento e
desenvolvimento de uma árvore, explorando o que as plantas necessitam para
viverem e se desenvolverem. No Laboratório de Informática os alunos digitam os textos, verificando seus erros, organizando parágrafos e pontuações.
Nesta atividade foi aproveitado somente o desenho.
Texto sendo digitado pelos alunos.
Texto Coletivo digitado pelos alunos no Laboratório
Alunos no Laboratório digitando texto coletivo.
A
sementinha
Certo dia, João procurou um lugar com
terra fofa e fértil, para plantar uma semente de árvore.
João
encontrou um lugar no quintal para plantar a sementinha.
Revirou
a terra, fez um buraco, colocou a sementinha, cobriu com terra e regou-a.
Todos
os dias ele cuidava da semente, até que um belo dia surge um broto de uma
planta.
Com
a luz e o calor do sol, com o vento, a água da chuva, a planta foi crescendo e
transformou-se numa bela árvore.
Na
primavera nasceram as flores, com a ajuda das abelhas, ocorre a polinização. Caem
as flores e nascem os frutos.
João
descobriu que sua árvore era de maçãs. A partir desse ano joão colhia as maçãs
do seu quintal.
Para completar o trabalho assistir o vídeo da História: a Sementinha.
Necessidades das Plantas:
As plantas necessitam de terra, água, ar e luz solar para sobreviverem e se desenvolverem:
Ø Luz solar: a
luz solar é necessária para as plantas produzirem seu próprio alimento.
Ø Água: é fundamental para
a vida dos vegetais. Ela é necessária para evitar que as plantas morram. Uma de
suas funções é participar da fabricação do alimento das plantas.
Ø Ar: as plantas utilizam
gases do ar na respiração e na produção do seu próprio alimento.
Ø Terra: as plantas
terrestres fixam suas raízes na terra, isto é, no solo. Do solo elas retiram a
água e os sais minerais necessários. A
água é usada para a planta produzir seu próprio alimento; os sais minerais são
necessários para o desenvolvimento da planta.
Ø Temperatura adequada:
algumas plantas morrem quando expostas a temperaturas muito baixa ou muito
elevada.
Ø Espaço suficiente:
certos tipos de plantas morrem quando as plantadas muito perto uma das outras.
Somente as mais resistentes sobrevivem.
Partes das plantas: Relembrar partes das plantas e explorar suas funções, com atividades no caderno. No Laboratório de Informática com o programa Tux Paint os alunos desenharam uma planta completa, identificando suas partes, usando as ferramentas necessárias do programa.
Trabalho realizado no Tux Paint
Trabalho realizado no Tux Paint
Trabalho realizado no Tux Paint
Trabalho realizado no Tux Paint
- Raiz:
normalmente fica dentro do solo, fixa as plantas no solo e dele retira o
seu alimento que é a água e sais minerais.
- Caule:
geralmente se encontra em cima do solo, sustenta as folhas, flores e
frutos, conduz a seiva da raiz para as folhas e das folhas para a raiz.
- Folhas:
elas têm a função de produzir alimento para a planta através da
fotossíntese e realiza a respiração através da troca de gases, durante o
dia elas respiram gás carbônico e expiram oxigênio e a noite inverte o
processo, ou seja, absorvem gás carbônico do ar e eliminam água e
oxigênio.
- Flores:
são órgãos da planta responsável pela reprodução, dentro da flor começa a
vida de muitas plantas, em geral, uma flor tem partes masculinas onde
ficam as anteras que formam os grãos de pólen e a parte feminina onde fica
o ovário, lugar onde se forma o óvulo. Uma vez formados e maduros, os
grãos de pólen deixam a antera e devem ser transportados para a parte
feminina que os produziu, isso se chama polinização.
- Frutos:
eles guardam as sementes para gerar novos frutos quando colocados em
ambientes favoráveis. Existem frutos de diversos tamanhos e formas.
- Sementes: são responsáveis em dar origem a novas plantas.
Laboratório de Informática: no Editor de texto, criar uma tabela, centralizar e marcos pontos, para que depois de pintar apareça uma árvores.
Alunos construindo tabela e colocando os pontos para criar o desenho da árvore.
Alunos completando seus desenhos com as ferramentas da tabela.
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Utilidades das Plantas: sem as plantas não haveria vida na Terra, nem outros produtos de que o homem necessita para viver.
v As plantas liberam oxigênio:
durante o dia, enquanto as folhas fabricam os alimentos da planta, gastam
dióxido de carbono que prejudica a respiração de todos os seres vivos e
libertam oxigênio que purifica o ar e que é necessário para os seres vivos
viverem;
v As plantas enriquecem os solos: as
folhas e os ramos das plantas que caem no chão apodrecem e tornam os solos mais
férteis e produtivos;
v As plantas são guarda-chuvas dos solos: as
plantas protegem o solo das fortes chuvaradas, evitando que ele seja destruído.
As raízes das plantas fixam o solo e também contribuem para evitar a sua
destruição.
v As plantas são abrigos de animais:
uma grande parte das aves que conhecemos fazem seus ninhos nas árvores,
encontrando proteção e abrigo para os seus filhinhos.
v As plantas fornecem produtos para a
alimentação: fornecem produtos de que os homens e outros
animais se servem para se alimentarem;
v As plantas utilizadas em chás medicinais:
algumas plantas são utilizadas para fazer chás que contribuem para combater
doenças;
v As plantas servem para fabricação de
mobílias: algumas plantas são utilizadas para a fabricação de
móveis úteis e decorativos;
v As plantas ajudam a produzir energia:
através da lenha é utilizada para produzir energia calorífica;
v As plantas são decorativas:
fornecendo flores, para enfeitar casas e jardins;
v As plantas são mateiras primas:
para fabricação de papel, perfumes, remédios, resinas, cortiças;
v As plantas dão fibras:
para fabricas alguns tipos de tecidos.
v As plantas fornecem madeiras:
para a construção civil.
Realizar
no caderno atividades relacionadas a utilidades das plantas.
Para complementar o assunto, este pequeno vídeos das utilidades das plantas.
Plantas utilizadas na alimentação: raízes, caule, folhas, frutos e sementes.
Produção de texto individual e restruturação:
vídeo
Aluno produzindo o texto no caderno.
Aluno produzindo o texto no caderno.
Aluno produzindo o texto no caderno.
Pintura do desenho usado para a produção de texto.
Aluna reestruturando o texto.
Aluno reestruturando o texto.
Texto reestruturado com o desenho.
Atividades de Artes:
Fotossíntese – atividades e experiência de folhas no álcool. As
plantas fabricam seu próprio alimento através de um processo chamado
fotossíntese. Para realizar a fotossíntese, isto é, fabricar seu próprio
alimento, a planta precisa de:
- Água,
eu retira do solo através da raiz;
- Gás
carbônico, que absorve do ar através das folhas;
- Luz
solar;
- Clorofila,
que é a substancia que dá cor verde as plantas. A clorofila é encontrada
principalmente nas folhas.
Etapas
da Fotossíntese:
- a raiz retira do solo a água, que é levada através do caule
até as folhas;
- a clorofila presente na planta, principalmente nas folhas,
capta a luz solar;
- as folhas retiram do ar o gás carbônico;
- em presença da luz e com participação do gás carbônico e da
água, é produzido o alimento da planta (glicose);
- a glicose é levada através do caule para todas as partes da
planta.
Durante a fabricação da glicose, a planta produz oxigênio, que é
liberado no ambiente.
A fotossíntese purifica o ar, porque retira o gás carbônico do
ambiente e devolve o oxigênio. As plantas, por realizarem a fotossíntese, são
muito importantes e devem ser conservadas para preservar a vida de outros seres
vivos.
Fotossíntese - Com
massinha de modelagem e folha de sulfite, reproduzir a fotossíntese através de
produções com esses tipos de materiais.
Representação da Fotossíntese com massa de modelar.
Representação da Fotossíntese com massa de modelar.
Representação da Fotossíntese com massa de modelar.
Representação da Fotossíntese com massa de modelar.
Representação da Fotossíntese com massa de modelar.
Sugestão
para o Laboratório de Informática com acesso a Internet: Montar uma
apresentação no programa Broffice .org, criar um novo documento de
Apresentação, 1. Tipo – escolher o tipo de apresentação, 2. Selecionar um modelo de slide, 3. Selecionar uma transição de slide, 4. Descrever as ideias básicas, 5. Escolha suas páginas e Criar.
1 Avaliação:
A avaliação deve
permear todo o processo de ensino e aprendizagem, por isso há a necessidade de
compreender as descobertas e dúvidas dos alunos envolvidos no projeto, que vão
surgindo durante o desenvolvimento das atividades.
A avaliação deste
projeto será realizada ao longo de todo o processo, considerando o interesse do
aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes
situações propostas, a interação e reflexão individual e em grupo, a
compreensão do tema abordado, por meio de expressões de suas ideias,
sentimentos, observações, conclusões.
Por isso é importante
a observação do professor, para perceber o envolvimento, a participação, o
interesse dos alunos pelo tema trabalhado, atitudes e valores voltados para o
trabalho em grupo, favorecendo o respeito e a cooperação para com o grupo.
A avaliação será
continua, pois acontecerá em todos os momentos, sendo considerada a
participação, o envolvimento dos alunos nas participações orais, na realização
das atividades, em alguns momentos individuais e em outros no coletivo.
Em outro momento será
realizado uma auto avaliação, onde cada aluno, individualmente, avalie o seu
envolvimento no trabalho através de relatórios escritos ou na oralidade.
Poderá haver uma
avaliação geral em grupo, através de uma roda de discussões, onde todos irão
manifestar suas considerações sobre o desenvolvimento do trabalho.
Referencial
Bibliográfico:
HERNANDEZ,
Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho; trad.
Jussara Haubert rodrigues. – Porto Alegre: ArtMed, 1998.
TORNAGHI, Alberto
José da Costa. Tecnologias da educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia
do cursista – 2 ed, - Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2010. 120
p.
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