domingo, 4 de dezembro de 2011

Feira Cultural

Venham conhecer um pouco do nosso trabalho na Escola Municipal Professora Maria Coutin Riesemberg.



1. Projeto: Feira Cultural

      Este projeto tem como objetivo trabalhar com a diversidade da cultura brasileira, reconhecendo a importância da luta contra o racismo e a exclusão social, para que todos possam se identificar como parte integrante de um espaço escolar. Este é um compromisso da escola. Acredita-se que através de uma proposta pedagógica voltada para a conscientização, o interesse, a valorização da cultura e a inclusão digital, precisa começar com a Educação Básica, privilegiando a questão da identidade, da diversidade e auto-aceitação. Também tem como objetivo a promoção a inclusão dos excluídos digitalmente, utilizando as diversas tecnologias da informação
A diversidade cultural abrange todos os tipos de expressões, proporcionando ao indivíduo o direito de se manifestar através de sua cultura e interagir em seu ambiente. Ela tem como função unificar as diferenças culturais de uma sociedade e também organizar suas concepções e tradições.
O Brasil, devido à sua história de colonização e imigração, por apresentar uma grande dimensão territorial, configura uma vasta diversidade na cultura do seu povo. Aspectos como a culinária, danças, religião e artesanato são elementos que integram essa cultura.
Essas diferentes culturas, presentes também na escola, torna atual e relevante a abordagem desse tema. É por isso que faz parte da proposta pedagógica da escola o projeto, Feira Cultural, o qual, no ano de 2011 recebeu o título de “Brasil: faces diversas que contam uma história” e teve como finalidade a tentativa de despertar nos educandos e na comunidades escolar um fato que faz parte do cotidiano que é a discriminação étnico racial, a exclusão social e digital, que é ignorado como se não existisse.
Dentro dessa proposta de trabalho as turmas foram divididas por regiões, priorizando em cada um deles, os estados e capitais, suas bandeiras, cultura, a cultura afro-indígena, e sua influência tão grande e importante na formação da cultura brasileira. As turmas do 1º Ano do 1º Ciclo A e B, ficaram responsáveis pela Influência da cultura Afro e indígena na formação da cultura brasileira, as turmas de 2º Ano A e B ficaram responsáveis pela Região Sudeste, as Turmas de 3º Ano A e B pela Região Nordeste e as turmas C e D pela região Centro-Oeste. O 1º ano do 2º Ciclo A e B trabalharam com a Região Sul e o 2º Ano do 2º Ciclo A e B com a Região Norte.  
No decorrer do trabalho foram pontuados o respeito às diferenças e os diversos tipos de preconceitos, bem como o questionamento sobre pessoas preconceituosas para tentar combater a discriminação étnica racial e social, tendo em vista o direito de todos, apesar das diferenças.
Para o entendimento e envolvimento dos alunos, foi iniciado o trabalho com pesquisa e releitura das obras de Tarsila do Amaral: Negra, Abaporu e Antropofagia, partindo para o povoamento do Brasil bem como sua divisão por regiões.
Enfatizou-se a região Nordeste, com localizações através de mapas, origem dos nomes dos estados, suas capitais, principais cidades, povoamento do Nordeste no inicio com os indígenas. O Nordeste como o Berço da Colonização Brasileira com a vinda dos portugueses e o trabalho dos negros escravizados, trazidos do continente africano trazidos nos navios negreiros. A população atual nordestina com seus costumes.
Da região nordeste destacou-se os problemas sociais, a migração nordestina, vegetação, hidrografia, transposição do Rio São Francisco, a economia predominante de cada estado, a energia eólica usada na região, a cultura popular da região com influência do seu povoamento, com suas danças, músicas, artesanato, literatura de cordel, a culinária, festividades entre outras.
Todo esse trabalho, permeado de momentos de descontração com músicas e danças como o frevo, o xaxado, culminou em uma coletânea de atividades organizadas em um caderno, apresentações para a comunidade na realização da Feira Cultural da escola e o uso da sala de inclusão digital. 

2. OBJETIVOS
·    Conhecer através de ações e de políticas educacionais as diversas influências étnicas raciais na formação da cultura brasileira, adotando uma postura de respeito e valorização para com esses grupos;
·    Valorizar a diversidade cultural, posicionando-se contra a discriminação baseado nas diferenças culturais e sociais;
·     Conhecer a diversidade da cultura nordestina.
·     Caracterizar a vegetação nordestina.
·     Identificar aspectos geográficos e históricos do nordeste.
·    Identificar as diversas influências na formação da cultura nordestina, da economia e do povo;
·    Proporcionar um ambiente escolar como um local de formação de alunos participantes, com uma consciência crítica do real papel do ser humano no ambiente em que vive.
·     Integrar a família nas atividades desenvolvidas pela escola e na discussão sobre o tema.
·         Criar oportunidades para que os alunos possam melhorar o acesso aos vários meios de comunicação.
·         Criar oportunidades para que os alunos possam aprender a utilizar o computador.
·    Apresentar as cinco regiões em que o Brasil está dividido, facilitando o estudo e conhecimento do país para uma melhor caracterização do território brasileiro.
·         Desenvolver por meio da Feira Cultural a responsabilidade e o conhecimento sobre fatos e acontecimentos naturais, sociais, políticos, econômicos e culturais de cada região do Brasil.
·     Enriquecer o conhecimento sobre cada região brasileira.

3 comentários:

  1. Trabalhar com as diferentes regiões do Brasil é um trabalho excelente. Leva o grupo a uma intensa pesquisa.
    Parabéns, professora Eliane!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!Você tem fotos da apresentação da Região Norte?

    ResponderExcluir