domingo, 4 de novembro de 2012

Dia da Árvore


Dia da árvore

Sobre o Dia da Árvore foi feita uma pesquisa de um texto científico, um informativo e um poético na internet sobre o tema. A partir das leituras foram realizadas algumas atividades.


Dia da árvore
                                            

            No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.
            Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.
            Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.
            Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo, uma das cores que representam o nosso país.
            As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; e a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Em comemoração ao dia da árvore, optamos em trabalhar com a Araucária, simbolo do Paraná. Vamos conhecer mais sobre essa espécie:


            É uma conífera terrestre de solo seco, perenifólia, heliófita, usualmente dióica. Sua forma é inconfundível, com um tronco colunar que pode chegar a 50m de altura e 2,5 m de diâmetro, com uma casca rugosa e persistente de 15 cm de espessura, sustentando uma copa de simetria radial em candelabro ou umbela. Quando jovens, as árvores têm uma copa em cone. De regra, porém, não atinge dimensões tão imponentes, com altura variando de 10 a 35m e diâmetro do tronco entre 50 e 120 cm, quando adulta.
            Sua morfologia apresenta variações de acordo com as condições de solo, competição e disponibilidade de luz. O tronco é ortotrópico, monopodial e com crescimento rítmico indefinido. O padrão de ramificação é também rítmico e os galhos apresentam um desenvolvimento siléptico. Os ramos são arranjados nos galhos em pares, mais ou menos no mesmo plano. Suas folhas, as acículas, são verde-escuras, simples, alternas, espiraladas, lineares a lanceoladas, coriáceas, com ponta terminando em um espinho muito pungente, podendo chegar a 6 cm de comprimento por 1 cm de largura.
            A casca externa tem cor marrom-arroxeada, é persistente, áspera, rugosa, desprendendo-se em lâmina na parte superior do fuste; a casca interna é resinosa, esbranquiçada, cor rosada.
            As flores femininas são estróbilos, conhecidos popularmente como pinhas, e as masculinas são amentos ou cones cilíndricos com escamas coriáceas que protegem os sacos de pólen, com comprimento variando de 10 a 22 cm e diâmetro entre 2 e 5 cm. As araucárias não têm frutos verdadeiros, ou seja, suas sementes não são envolvidas por uma polpa. Os pseudofrutos ficam agrupados nas pinhas que, maduras, assumem uma forma esférica, com um diâmetro de cerca de 15 a 30 cm, e chegam a pesar 5 kg. As sementes, os pinhões, se originam em brácteas do amentilho feminino, desenvolvendo-se a partir de óvulos nus; são de cor marrom, cônicas, aladas, com cerca de 5 cm de comprimento, peso médio de 8,7g, ápice em espinho achatado e curvo; seu tegumento coriáceo esconde um endosperma nutritivo, ou amêndoa, rico em amido e aminoácidos, que envolve os cotilédones.




 

Atividade nº 1: Pesquisar no dicionário as palavras destacadas do texto acima.

           Leia o texto com atenção sobre as Matas de araucárias, e a seguir responda as questões:



Mata Araucária ainda preservada.
            As Matas de Araucárias são encontradas na Região Sul do Brasil e nos pontos de relevo mais elevado da Região Sudeste. Existem pelo menos dezenove espécies desse tipo de vegetação, das quais treze são endêmicas (existe em um lugar específico). São encontradas na Ilha Norfolk, sudeste da Austrália, Nova Guiné, Argentina, Chile e Brasil.
            Essa cobertura vegetal se desenvolve em regiões nas quais predomina o clima subtropical, que apresenta invernos rigorosos e verões quentes, com índices pluviométricos relativamente elevados e bem distribuídos durante o ano. A araucária é um vegetal da família das coníferas que pode ser cultivado com fins ornamentais, em miniaturas.
            O Pinheiro-do-Paraná ou Araucária (Araucaria angustifolia) era encontrado com abundância no passado, atualmente no Brasil restaram restritas áreas preservadas.
            As árvores que compõem essa particular cobertura vegetal possuem altitudes que podem variar entre 25 e 50 metros e troncos com 2 metros de espessura. As sementes dessas árvores, conhecidas como pinhão, podem ser ingeridas, os galhos envolvem todo o tronco central. Os fatores determinantes para o desenvolvimento dessa planta é o clima e o relevo, uma vez que ocorre principalmente em áreas de relevo mais elevado.
            Outra particularidade das araucárias é a restrita ocorrência de flores, provenientes das baixas temperaturas; além de não desenvolver outros tipos de plantas nas proximidades dos pinheiros. Diante disso, a composição paisagística dessa vegetação fica caracterizada principalmente pelo espaçamento entre as árvores, pois não existem vegetais de pequeno porte que poderiam fazer surgir uma vegetação densa; essas são compostas por florestas ralas.                           
            Infelizmente, no Brasil, a proliferação das Araucárias está bastante comprometida e corre sério risco de entrar em extinção, fato decorrente das atividades produtivas desenvolvidas há várias décadas na região, especialmente na extração de madeira e ocupação agropecuária, reduzindo a 3% a forma original.


Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Atividade nº 2:  Interpretação de Texto:

a) Onde são mais encontradas as Matas de Araucárias?
_____________________________________________
b) Como é o nome das sementes das Araucárias?
__________________________________________
c) Qual a variação da altura dessa espécie?
_____________________________________________

            Atividade nº 3: Procure no diagrama as palavras em destaque e complete as sentenças:

a) _________________ reprodução, crescimento em número. (proliferação)
b) _________________ conjunto de fenômenos meteorológicos, situado perto dos trópicos. (subtropical)
c) __________________ próprio de uma região. (endêmico)
d)___________________relativo a paisagem.(paisagística)
e)___________________classe de  plantas que, como o pinheiro, produzem frutos em forma de cone. (coniferas)
f) _________________medição da quantidade de chuva que cai num local durante certo período. (pluviometrica)

Q
P
W
R
T
Y
P
S
D
F
G
H
J
K
L
Ç
R
Z
X
C
V
B
N
M
Q
W
R
T
P
Y
P
O
S
S
U
B
T
R
O
P
I
C
A
L
D
F
L
G
H
J
K
L
Ç
Z
X
C
V
B
U
N
M
I
Q
W
R
T
Y
P
S
D
F
G
H
V
J
K
F
L
Ç
Z
X
C
V
B
N
M
Q
W
I
R
T
E
N
D
Ê
M
I
C
O
Y
P
S
D
O
F
G
R
H
J
K
L
Ç
Z
X
C
V
B
N
M
M
P
A
I
S
A
G
Í
S
T
I
C
A
Q
É
W
R
Ç
T
Y
P
S
D
F
G
H
J
K
L
T
Ç
Z
Ã
X
C
V
B
N
M
Q
W
R
T
Y
R
P
C
O
N
Í
F
E
R
A
S
S
D
F
G
I
H
J
K
L
Ç
Z
X
C
V
B
N
M
Q
W
C
R
T
Y
P
S
D
F
G
H
J
K
L
Ç
Z
A
X
C
V
B
N
M
Q
W
R
T
Y
P
S
D
S
F


Atividade nº 4: A partir do texto poético criar uma apresentação de slides, colocando uma estrofe em cada slide juntamente com imagens da internet.


Atividade nº 5: Criar uma obra de arte no editor de desenho: Desenho Vetorial (BrOffice.org Draw)


Nenhum comentário:

Postar um comentário