O uso das Mídias no Cotidiano
Escolar
A sociedade atual vem sofrendo grandes modificações nas áreas das
informações e tecnologias. O uso das novas tecnologias vem provocando
transformações na maneira de pensar e de se relacionar com as pessoas, com os
objetos e com o mundo ao redor, havendo a necessidade de um novo profissional
da educação, colocando novos desafios para a escola.
O uso
das novas tecnologias vem ganhando espaço no contexto escolar, já faz parte dos
materiais didáticos pedagógicos o uso de DVD, rádio, câmera digital, filmadora,
computadores, acesso a internet, possibilitando a produção de conhecimentos,
meios de divulga-las e compartilhar com outras pessoas no mundo todo.
Mas para
isso, o grande desafio é a formação dos profissionais e de alunos responsáveis
no uso dessas tecnologias, que estejam constantemente em aprendizagem, num
processo de aprender a aprender ao longo de toda a vida. O Curso Tecnologias na
Educação: Ensinado e Aprendendo com as TIC vem contribuindo para o processo de
formação aos profissionais da educação, levando a reflexão sobre o uso das
mídias, enriquecendo e diversificando o processo de ensino aprendizagem.
Os Laboratórios
de Informática nas escolas vem trazer novas possibilidades aos professores e
alunos sem acesso a algumas dessas tecnologias, mas o mais importante é saber
utilizar essas tecnologias para a busca e seleção de informações, permitindo as
pessoas à solução de problemas do dia-a-dia, compreendendo e atuando para a transformação
do contexto em que se faz presente.
Cabe à
escola inserir no processo de aprendizagem novas formas de ensinar e aprender,
integrando diversas formas de linguagem e formas de representar o conhecimento,
oportunizando a construção do conhecimento, através de uma aprendizagem
significativa, interdisciplinar e humanista .
Ao professor,
cabe desenvolver habilidades técnicas de domínio das tecnologias, assumindo
assim uma atitude de reflexão sobre sua prática e sobre a prática de seus
colegas. É importante que a tecnologia seja compreendida para que possa ser
utilizada de forma integrada na prática pedagógica do professor e no
desenvolvimento do currículo. Para isso é importante que o professor também
conheça os potenciais pedagógicos envolvidos nas diferentes tecnologias e as
possibilidades de integrá-las ao desenvolvimento do currículo. Cada tecnologia
carrega suas especificidades que podem ser utilizadas de forma complementar
entre si ou podem ser integradas com outros recursos tecnológicos ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário