Projeto:
Novela Cheias de Charme
1. Justificativa: Com
a presenças das mídias no cotidiano de nossas vidas e de sua influência no
processo de ensino aprendizagem, o presente projeto foi desenvolvido na turma
de 3° Ano do 1° Ciclo A, numa turma com 30 alunos, com a Professora Liana
Maricéia Eidam, na Escola Municipal Professora Maria Coutin Riesemberg, situada
no Jardim Pontagrossense, no bairro Cará-Cará,. Este projeto visa analisar as
tecnologias utilizadas na novela e no cotidiano dos nossos alunos, colaborando
para a construção do conhecimento.
2. Objetivos:
·
Utilizar as diversas mídias e recursos
tecnológicos na construção do conhecimento;
·
Conhecer um pouco sobre os principais
personagens da novela;
·
Explorar algumas músicas da novela e que são
de conhecimento dos alunos;
·
Pesquisar sobre o Piauí;
·
Degustar sucos de origem piauiense;
·
Construir gráficos e tabelas;
·
Conhecer vocabulário e expressões piauienses;
3. Metodologia:
1ª
Etapa: Conversação sobre a novela, bem como a vida dos
principais personagens, mais interessantes, mais animados, preferidos pelos
aluno. Através da internet no site da Rede Globo, ler informações dos
principais personagens.
2ª
Etapa: Assistir vídeos das músicas: Vida de Empreguete, Vida de
Patroete, Xote da Brabuleta, Maria Brasileira.
Alunos assistindo vídeo.
Alunos assistindo vídeo.
3ª
Etapa: Após análise e conversação sobre os vídeos das músicas,
cada aluno representa seu personagem preferido através de desenhos (retratos).
Desenho do Fabian pelo aluno Dalton.
Desenho da Chayene pelo aluno Vitor.
Desenho das empreguetes, Chayene e Fabian pela aluna Emilin Taíssa.
Desenho do Fabian pelo aluno Gustavo.
Desenho da Chayene pela aluna Isabella.
Desenho da Chayene
Desenho da Penha, Cida e o apartamento da Rosário.
Desenho da Chayene pelo aluno Lucas.
Desenho do Show das empreguetes pela aluna Isabelle.
4ª
Etapa: Pesquisa sobre o Piauí, estado de origem de alguns
personagens da novela. Estado, capital, principais cidades, curiosidades,
economia, paisagens. alimentação, danças, folclore, etc.
Capital: Teresina
5ª
Etapa: Exploração das frutas do Piauí, coloca-las em ordem
alfabética e logo após degustar sucos de algumas frutas de origem piauiense.
Frutas do Piauí
Açaí
Ata
Bacupari
Bacuri
Buriti
Cajá
Caju
Carambola
Graviola
Jaca
Jambo
Jamelão
Melão
de cheiro
Pequi
Pitomba
Sapoti
Seriguela
Tamarindo
Tucum
Umbu
Degustação de Sucos.
Degustação de Sucos.
6ª Etapa: Após degustação dos sucos, fazer uma tabela e gráfico sobre os sucos preferidos pela turma no Laboratório de Informática.
Tabela: Preferencias dos sabores dos
sucos.
SUCO
|
GOSTEI
|
NÃO GOSTEI
|
AÇAI
|
12
|
17
|
TAMARINDO
|
09
|
20
|
GRAVIOLA
|
22
|
07
|
CARAMBOLA
|
27
|
02
|
SERIGUELA
|
15
|
14
|
UMBU
|
14
|
15
|
PITANGA
|
24
|
05
|
CUPUAÇU
|
15
|
14
|
7ª
Etapa: Explorar vocabulários e expressões de origem piauiense,
registrando-as no caderno e digitando-as.
Vocabulário Piauiense
- Aluada:
cabeça-de-vento;
- Bacurim:
porco novo e pequeno;
- Cabra:
homem valente, mulato escuro;
- Chujo:
sujo;
- Disgrana:
desgraça;
- Enrabichar-se:
gostar de uma pessoa;
- Fuzuê:
briga, confusão;
- Jeringonça:
coisa complicada;
- Marruá:
boi;
- Sustança:
força.
Expressões Populares
- Conversa
pra boi dormir: enrolação:
- De
cabo a rabo, de fio a pavio: do começo ao fim;
- Dia
de São Nunca de tarde: nunca vai acontecer;
- Dizer
cobras e lagartos: dizer o que bem quer;
- Estar
na pindaíba: sem dinheiro;
- Ganhar
chão: fugir;
- Não
dar um pio: calar-se.
4. Resultados:
Durante o processo de
ensino e aprendizagem, foi considerado o interesse dos alunos no decorrer das
atividades, a participação e envolvimento de todos nas diferentes situações,
tanto em grupo como individualmente, bem como a compreensão do tema abordado
através das expressões de suas ideias, seus sentimentos.
4. Recursos:
Internet móvel, Multi mídia, pen drive, papéis, sucos, laboratório de
informática, computador.
Assistir novelas online capítulos completos Ao Vivo na Íntegra. Ver novelas online no canal Tá Bonito Brasil.
ResponderExcluira vida da gente resumo.
a fazenda ao vivo grátis.